Luciana Oncken
Comunicação para pequenas empresas: organizando os processos de comunicação
Atualizado: 19 de ago. de 2020
As pequenas empresas também podem e devem investir em comunicação

Quem pensa que ações de comunicação são para grandes empresas está enganada. Se você tem uma pequena empresa e quer investir em comunicação, a dica é um planejamento bem detalhado de cada etapa. E, antes disso, o diagnóstico de como a empresa se comunica com seu público e a eficácia dessa comunicação é essencial. Sabe onde está e onde quer chegar.
Com o diagnóstico em mãos, é possível definir por onde começar. Hoje, temos tantos mecanismos à disposição e tantas formas de comunicação e achamos que temos que estar ocupando todos esses espaços ao mesmo tempo. Mas isso não é verdade. E pode criar uma dispersão, quando poderíamos focar em uma mídia e a cada etapa, conforme avançamos naquela primeira, ir incluindo outras. Perceber em cada momento qual canal faz mais sentido para o negócio da empresa, e ir avançando aos poucos, sem a pretensão de cobrir todas as mídias, porque muitas vezes nem há necessidade disso.
Algumas perguntas que você deve se fazer:
> Qual o meu público prioritário no momento?
> Como me comunico melhor com este público?
> O que vou ganhar melhorando a comunicação com este público?
> Quais são minhas metas de comunicação com este público?
> Qual o valor que eu tenho para investir nessa ação?
> Este trabalho pode ser feito internamente? Ou pelo menos em parte?
> Caso seja possível, minha equipe precisa de treinamento?
> Caso não seja, posso contratar um empresa que cuide da minha comunicação?
Faça um roadmap a partir daí. Trace suas metas e objetivos, aposte na comunicação, confie nos especialistas da área e tenha bons resultados. Sua empresa pode e deve investir em comunicação.